FOUNDATIONONE® LIQUID

Nosso serviço de mapeamento genômico abrangente em Biópsia Líquida (através do DNA circulante)

.
O que é FoundationONE® Liquid?

O Serviço FoundationONE® Liquid foi desenvolvido para fornecer, através de amostras de sangue, informações genômicas capazes de auxiliar o médico na escolha do melhor tratamento, além de facilitar a busca de possíveis estudos clínicos em andamento.
Avaliação do DNA tumoral circulante
(realizado através de amostra de sangue)
swipe

FoundationONE® Liquid é um serviço para avaliar alterações genéticas em tumores sólidos, realizado a partir de amostras de sangue contendo DNA circulante do tumor (ctDNA). Esse serviço identifica alterações genômicas que estimulam o crescimento do câncer de um paciente.

Esse tipo de biópsia líquida fornece informações clinicamente relevantes quanto ao diagnóstico do tipo do tumor, estratificação de risco, prognóstico, além de sugerir opções de tratamento específicas para as mutações encontradas.

FoundationONE® Liquid é validado para detectar todas as classes de alterações genômicas e analisar mais de 60 dos genes mais comumente mutados em tumores sólidos, a partir de apenas uma amostra de sangue.39

Como funciona?

genes avaliados
de VPP*39
*VPP: Valor preditivo positivo
de sensibilidade39

FoundationONE® Liquid pode ser integrado com os resultados da FoundationOne® CDx, quando disponível, para proporcionar um quadro mais completo da evolução do tumor de um paciente.
FoundationONE® Liquid é um serviço de biópsia líquida para tumores sólidos que analisa o DNA do tumor circulante (ctDNA) no sangue.39
swipe
Lista de Genes

Especificações de desempenho
swipe

1) Amplificações de Número de Cópias foram calculadas utilizando a Fração Tumoral.

2) Intervalo de Confiança 95%.

3) Desempenho para fusões gênicas dentro de íntrons alvo. A sensibilidade para fusões gênicas que ocorrem fora dos íntrons alvo ou em contextos de sequência intrônica altamente repetitiva é reduzida.

4) Número de cópias ≥ 8 em genes com, no mínimo, quatro metas.

5) Com base em um tempo típico de resposta desde o recebimento da amostra.

 Atual até setembro de 2017. Para obter a lista de genes mais recente, visite
foundationmedicine.com.

 Lista detalhada disponível mediante solicitação.

Por que FoundationONE® Liquid?

Porque cada câncer é único e pode apresentar um perfil genômico com variações moleculares específicas. Entretanto, alguns pacientes podem não ter amostras de tecido tumoral para realizar a avaliação do perfil genético abrangente.

O exame FoundationONE® Liquid é capaz de detectar alterações a partir do DNA tumoral circulante na corrente sanguínea, através de uma amostra de sangue do paciente. Assim, pode ser útil para os pacientes que desejam realizar o exame de perfil molecular FoundationONE®, mas não possuem amostras disponíveis de tecido cancerígeno e/ou não querem ou não podem realizar uma nova biópsia.

O mapeamento amplo do perfil molecular realizado através do FoundationONE® Liquid fornece aos médicos informações clinicamente relevantes para ajudar na subclassificação diagnóstica, avaliação de prognóstico e seleção de tratamento direcionado. Além disso, também informa sobre estudos clínicos em andamento.

Atualmente, existem várias terapias-alvo ou terapias guiadas por biomarcadores. Essas terapias têm como alvo proteínas com alterações moleculares advindas de mutações genéticas nas células cancerígenas. Diversos estudos mostraram que o uso de terapias guiadas por biomarcadores foi associado a melhores resultados  quando comparado a uma abordagem não direcionada11-13. Assim, ao indicar quais alterações moleculares estão presentes, o FoundationONE® Liquid auxilia o médico na escolha do tratamento mais adequado para cada paciente individualmente.

FoundationONE® Liquid pode ser utilizado para pacientes com tumores sólidos, especialmente para pacientes que não tenham amostras do tecido cancerígeno e/ou que não queiram ou não possam ser submetidos a uma nova biópsia.

Capaz de detectar alterações em mais de 60 genes conhecidos para tumores sólidos, o FoundationONE® Liquid é um exame que avalia o perfil molecular do tumor através de uma amostra de sangue do paciente ("biópsia líquida").

Benefícios Clínicos

INFORMAÇÕES ÚTEIS, CLINICAMENTE RELEVANTES E FACILMENTE ENCONTRADAS

Os resultados do FoundationONE® Liquid são fornecidos em um relatório interpretativo, organizados por cientistas de bioinformática e aprovados por médicos patologistas certificados e licenciados.
O resultado traz informações sobre: alterações clinicamente relevantes, comparações com evidências científicas atualizadas, opções terapêuticas para as mutações encontradas, estudos clínicos em andamento.
O relatórioFoundationONE® Liquid
O relatório do FoundationONE® Liquid Liquid traz informações úteis e organizadas para facilitar a avaliação do médico.
swipe
Dúvidas frequentes de FoundationONE® Liquid

O ensaio de ctDNA FoundationONE® Liquid se aplica a todos os tipos de câncer?

O FoundationONE® Liquid pode ajudar a compreender melhor alterações moleculares significativas em uma variedade de tipos de tumores sólidos, incluindo, entre outros: Câncer de Pulmão,25-28 Mama,29,30 Gastrintestinal31e Próstata.32

 

Quem é elegível para um perfil do FoundationONE® Liquid?

O FoundationOne® é o nosso perfil mais importante para pacientes que apresentam tumores sólidos. No entanto, em casos em que o Perfil Genômico Abrangente (CGP) com o FoundationOne® não é possível ou viável, o paciente pode ser elegível para perfil com o FoundationONE® Liquid.

 

Quando o FoundationONE® Liquid pode ser utilizado no lugar do FoundationOne®?

O FoundationONE® Liquid é um método alternativo de determinação de perfil para o FoundationOne® nos casos em que há tecido insuficiente ou inadequado de uma biópsia recente,23 ou quando análises repetidas levaram à exaustão do tecido, impedindo testes subsequentes.33

Em outros casos, as limitações de procedimento podem ser o fator proibitivo, como quando a biópsia direta é tecnicamente difícil de obter,23 ou quando há suspeita de progressão ou recorrência e uma biópsia repetida não é viável.33

Às vezes, os fatores do paciente podem determinar a necessidade de determinação de perfil com o FoundationONE® Liquid, por exemplo, se a biópsia de tecido apresentar um risco inaceitável para o paciente,22,23 ou o paciente recusar uma biópsia de tecido.

 

O que é DNA tumoral circulante (ctDNA) e por que ele é útil?

Em um paciente com câncer, as células tumorais que passam por apoptose ou necrose também liberam DNA livre de células (cfDNA).23,33,34  O cfDNA que é liberado de células tumorais para a circulação é conhecido como DNA tumoral circulante ou ctDNA.35 Ao analisar o cfDNA isolado do sangue de um paciente, podemos agora identificar alterações genômicas clinicamente relevantes no ctDNA, que podem ter valor prognóstico e terapêutico.22,23 Como tal, o ctDNA é cada vez mais reconhecido como um importante indicador de informação genética do câncer.23

 

O ctDNA é difícil de detectar?

Detectar o ctDNA pode ser desafiador.22,36 O cfDNA circulante é altamente fragmentado, presente em concentrações muito baixas e com apenas uma pequena fração de ctDNA derivado de tumores (geralmente <1,0% do cfDNA total).22,33,35,36 O nível de ctDNA também é conhecido por variar consideravelmente (entre 0,01% a 90%),33,37 dependendo do tipo de tumor, estágio tumoral e uma série de outros fatores, incluindo taxa de liberação, fatores fisiológicos (por exemplo, função renal) e tempo de coleta de sangue.22,33,37-42

Como resultado, o isolamento e a identificação de ctDNA requer análise analítica ultrassensível.22,36

Referências

11. Pao W and Hutchinson KE. Nat Med 2012; 18:349–351;

12. Wheeler DA and Wang L. Genome Research 2013; 23:1054–1062;

13. Tamborero D et al. Sci Rep 2013; 3:2650.

39. Parsons HA et al. Clin Cancer Res. 2017 jan 15;23(2):379-386