Teste em biópsia líquida capaz de analisar 324 genes relacionados ao câncer chega ao Brasil

São Paulo, 28 de agosto de 2020 – A Roche e a Foundation Medicine acabam de lançar no Brasil uma nova tecnologia para o gerenciamento do câncer: o teste em biópsia líquida que analisa 324 genes a partir de uma única e simples coleta de sangue, sem a necessidade de internação. Trata-se de uma evolução da atual ferramenta de perfil genômico abrangente por biópsia líquida.

Chamado FoundationOne® Liquid CDx, o novo teste é indicado para pacientes com qualquer tipo de tumor sólido. Pode ser realizado em diferentes momentos da jornada do paciente, em substituição à biópsia tecidual ou complementar a ela, de acordo com a necessidade médica, o perfil do paciente e as evidências clínicas disponíveis. O objetivo da Roche ao oferecer esse recurso é apoiar os oncologistas ao tomarem decisões terapêuticas personalizadas para cada paciente, tanto ao diagnóstico como na progressão de doença.

O novo serviço em biópsia líquida acabou de ser aprovado pela FDA (agência reguladora dos EUA), e está disponível no Brasil desde 28 de agosto. O FoundationOne® Liquid CDx representa mais uma ferramenta na era da medicina personalizada, dando suporte ao planejamento terapêutico para cuidado do paciente de maneira individualizada, considerando as características únicas de cada tipo de câncer. Para realização do teste é necessária apenas uma coleta de sangue, que pode ser realizada em diversos laboratórios ou até mesmo em casa, mediante disponibilidade.

“A espera por uma decisão terapêutica é um período particularmente preocupante para os pacientes com câncer. Os médicos desejam tomar as melhores decisões personalizadas para seus pacientes o quanto antes possível, sempre com base no quadro clínico mais preciso”, explica Marcelo Oliveira, líder de medicina personalizada da Roche Brasil. “Estamos muito animados em trazer esta novidade ao Brasil, pois ela representa um avanço na tecnologia dos testes genômicos que suportam cada vez mais as decisões terapêuticas em oncologia”, completa.

O laudo do exame apresenta o resultado da análise de 324 genes relevantes para o câncer, incluindo os biomarcadores recomendados pelas diretrizes médicas para utilização de terapias-alvo, além da avaliação da carga mutacional do tumor (TMB) e da instabilidade de microssatélites (MSI), parâmetros que auxiliam o oncologista na decisão sobre o uso de imunoterapias. Em adição, o relatório traz a informação sobre fração tumoral, um indicativo da probabilidade de detectar alterações genômicas na amostra de biópsia líquida, bem como estudos clínicos relevantes de acordo com o perfil molecular do paciente.

Dessa forma, os pacientes podem ter mais segurança ao se beneficiar com as mais recentes inovações e mais tranquilidade ao realizar um teste de perfil molecular tumoral que necessita apenas de uma amostra de sangue. Os médicos podem dispor de informações essenciais que auxiliam nas decisões de tratamento eficiente e personalizado durante a jornada do paciente.

 

Sobre a Foundation Medicine e a Roche

Viabilizar um tratamento personalizado e assertivo, com foco no paciente, para uma doença complexa como o câncer é o desafio que a Roche assumiu ao comprar majoritariamente, em 2015, a startup americana Foundation Medicine. A empresa americana já havia criado soluções únicas de informação molecular, tornando-se desde o seu surgimento a líder em análises genômicas capazes de transformar o tratamento do câncer. Essa abordagem traz resultados mais completos e personalizados, impactando a jornada do paciente, do diagnóstico à progressão da doença, auxiliando na melhor estratégia terapêutica. O tratamento certeiro eleva as chances de controle da doença e proporciona qualidade de vida ao paciente oncológico, evitando terapias desnecessárias e seus eventuais efeitos tóxicos – tema com reflexo também em uma melhor gestão dos recursos da saúde.

A estratégia global do negócio deu tão certo que, em 2018, a Roche adquiriu 100% da Foundation Medicine. O portfólio conta atualmente com três testes de ponta de avaliação do perfil genômico abrangente. Além da biópsia líquida, há a solução para análise tecidual de tumores sólidos, bem como para análise de tumores hematológicos e sarcomas. A partir de uma prescrição médica, o paciente pode procurar diretamente o serviço Concierge Foundation Medicine pelo 0800 777 6244.

Sobre a Roche e a medicina personalizada

A Roche integra uma convergência sem precedentes de conhecimento médico, tecnologia e ciência de dados, que está revolucionando o atendimento ao paciente por meio da medicina personalizada. A companhia é catalisadora de iniciativas para o desenvolvimento da próxima geração de assistência médica, com parceiros no Brasil e em todo o mundo. Juntos, estamos reunindo uma compreensão única da biologia humana, com novas maneiras de analisar dados de saúde. Nossa visão é garantir que a triagem, o diagnóstico, o tratamento e até a prevenção de doenças transformem a vida das pessoas de maneira mais rápida e eficaz, garantindo o tratamento adequado para o paciente certo no momento oportuno – com mais qualidade de vida, acesso e sustentabilidade do sistema de saúde.

Sobre a Roche

A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços da ciência que melhorem a vida das pessoas. Combinando as forças das divisões Farmacêutica e Diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada - estratégia que visa encontrar o tratamento certo para cada paciente, da melhor forma possível.

É considerada a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central. É também líder mundial em diagnóstico in vitro e tecidual do câncer, além de ocupar posição de destaque no gerenciamento do diabetes.

Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso dos pacientes às inovações médicas trabalhando em parceria com todos os públicos envolvidos. Trinta medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles, antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer. Além disso, pelo 11º ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como a empresa mais sustentável na Indústria Farmacêutica pelos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI).

Com sede em Basileia, na Suíça, o Grupo Roche atua em mais de 100 países e, em 2019, empregou cerca de 97.000 pessoas em todo o mundo. No mesmo ano, a Roche investiu 11,7 bilhões de francos suíços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcançaram 61,5 bilhões de francos suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro integral do Grupo Roche. A Roche é acionista majoritária da Chugai Pharmaceutical, no Japão. Para mais informações, visite www.roche.com.br